Tese (Doutorado)
Produção escrita de alunos da escola pública: a possível contribuição da semiótica
Autor(a):
Duarte, Jacy Marcondes
Orientador(a):
Santos, Irenilde Pereira dos
Ano de publicação:
1992
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
linguística; semiótica; escrita
Resumo:
Analisa uma proposta pedagógica visando a auxiliar o professor no trabalho com produção de textos de alunos do primeiro grau, da quinta serie em diante, baseada na teoria semiótica greimasiana. Para verificar a adequação ou não da teoria a pratica pretendida, desenvolvemos preliminarmente um trabalho com produção escrita junto a alunos de quinta serie de escola publica da periferia de diadema, sp. A escolha dos sujeitos foi intencional, pois era nosso objetivo verificar se a nossa proposta poderia adequar-se a alunos de pouca escolaridade e de nível socio-economico baixo. Era nossa hipótese que esses alunos por suas características, apresentariam muita defasagem na escrita, quanto ao esperado para a serie e, caso os resultados fossem positivos, provavelmente o mesmo ocorreria junto a alunos mais favorecidos socialmente. Os dados obtidos, somados as reflexões teóricas sobre as variáveis intervenientes no processo de aquisição da escrita, forneceram-nos base para a proposta de intervenção pedagógica que e o nosso objetivo central: oferecer ao professor fundamentação teórica e detalhamento pratico que lhe possibilite a compreensão do texto como produto de varias injunções, para auxiliar eficientemente o aluno na sua árdua tarefa de se tornar um leitor competente e num segundo momento um redator igualmente capaz.
ABNT:
DUARTE, Jacy Marcondes; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Produção escrita de alunos da escola pública: a possível contribuição da semiótica. 1992.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.