ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Área de concentração:

História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

Departamento:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Docente(s) responsável(is):

Paulo Cesar Xavier Pereira

Objetivos:

A disciplina tem como objetivo estabelecer uma reflexão crítica sobre as questões relativas à produção do espaço e ao desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos, destacando a atualidade da metropolização.

Justificativa:

Há uma correlação entre organização do espaço, dinâmica das atividades econômicas e sociais na produção e apropriação da cidade pelo capital que precisa ser discutida e melhor conhecida. Assim, parece indispensável desenvolver uma reflexão sobre o significado social do espaço (particularmente do espaço construído na sua dimensão arquitetônica e urbana) este, entendido como uma manifestação concreta das diferentes opções que as sociedades humanas tomam no transcorrer da história. O desenvolvimento urbano se constitui num dos aspectos mais críticos dessa manifestação e o seu ritmo nos países menos desenvolvidos, como os da América Latina, é mais intenso do que aquele que conhecem as sociedades vinculadas ao modo de produção capitalista avançado.

Programa:

1 - Elementos teóricos: a) Espaço e sociedade; b) Teoria e história da produção do espaço; c) A especificidade da produção do espaço na urbanização de cidades latino­ americanas: ênfase na metropolização em São Paulo; d) As políticas de construção da cidade: da questão habitacional à metropolitana; e) Propriedade da terra e acumulação de capital; f) As formas de produção do espaço (doméstica, por encomenda, para mercado e pelo Estado); g) Renda da terra na construção: fundiária, extrativa e imobiliária; h) O papel do Estado na urbanização capitalista; i) Processos espoliativos e extrativismo na construção das cidades; j) A crise imobiliária, capital fictício e dominação financeira contemporânea; k) O metabolismo da civilização industrial em face da urbanização planetária. 2- Atividades práticas: 2.1. Seminário de pesquisa: a) A metropolização paulista: suas grandes etapas, proposta de periodização e atualidade; b) As características fundamentais da urbanização brasileira e latino-americana; c) Investimentos urbanos, condições gerais (infraestrutura) e desenvolvimento imobiliário metropolitano; 2.2. Seminário de estudo: leituras de capítulos de livros e artigos selecionados e programados para o desenvolvimento da pesquisa monográfica.