Pós-Graduação
Produção da Periferia e a Produção da Vida na Metrópole
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Área de concentração:
Geografia Humana
Departamento:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Docente(s) responsável(is):
Gloria da Anunciação Alves, Francisco Capuano Scarlato
Objetivos:
Discutir os novos conteúdos da periferia, incluindo a constituição da centralidade nas mesmas a partir de uma hierarquização espacial.
Justificativa:
A relação centro-periferia que até anos 90 explicavam parte do processo de produção espacial, a partir de relações de troca desigual marcadas pela precariedade e escassez na periferia em contraposição a concentração e irradiação de riqueza das centralidades constituídas, já não consegue explicar plenamente o que ocorre hoje, principalmente nas metrópoles, quando tentamos explicar a produção desigual do espaço urbano. Uma das vertentes explicativas do processo de constituição de centralidades na periferia pode ser explicado a partir da tríade Lefebvriana homogeneização/ fragmentação/ hierarquização do espaço . Outra a partir da produção cultural, podendo ser ou não entendidas como uma forma de resistência ao processo hegemônico cultural.
Programa:
1. O processo de expansão metropolitana- centralidade e periferias 2. Conceituado a periferia 2.1. A periferia enquanto um conceito geográfico anos 70-90 2.2. A relação centro periférica 2.3. A periferia hoje 3. A periferia como centralidade e resistência 3.1 as centralidades periféricas – conteúdos e sua materialidade 3.2 as centralidades periféricas e as formas de resistência e luta