Tese (Doutorado)
Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial – Estácio
Autor(a):
Simões, Priscila Helena Belpiede
Orientador(a):
Citelli, Adilson
Ano de publicação:
2010
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
educomunicação; estudantes universitários (aspectos sociais); processo da comunicação
Palavras-chave do autor:
comunicação e educação;consumo;cultura;ensino privado;ensino superior;identidade;internet;mídias
Resumo:
Em uma sociedade fortemente marcada pelos meios de comunicação e pelas transformações impostas pelo fenômeno da globalização, o setor educacional também passa por desafios e mudanças profundas. No Brasil, especialmente nos últimos 15 anos, o ensino superior viveu um período de enorme expansão, com a abertura de instituições de ensino, oferta de cursos em diferentes modalidades e o ingresso de um contingente da população que até então estava excluído das universidades. A maior parte das matrículas está concentrada em cursos noturnos oferecidos por instituições de ensino particulares, muitas delas configuradas como grandes grupos educacionais, com caráter marcadamente mercantil. Este trabalho se propõe a investigar o perfil sócio-econômico e cultural dos alunos de uma dessas instituições, seu universo de representações simbólicas, bem como o consumo e uso que fazem das mídias. Tem como objetivo, ainda, avaliar a correlação entre as mudanças nos padrões sociais dos estudantes e transformações em relação ao consumo de mídia e às formas de acesso à informação e ao conhecimento. O recorte escolhido para fixar essas questões se realiza dentro dos limites da perspectiva comunicação-cultura-educação. O estudo de caso foi realizado no Centro Universitário Radial, pertencente ao grupo Estácio Participações. Além de utilizar números do IBGE, MEC e outros centros de pesquisa, aplicamos uma pesquisa de campo com dois procedimentos: um formulário com questões de múltipla escolha foi respondido por 2.263 alunos e realizamos entrevistas em profundidade, individuais, com dez estudantes. Os resultados apontam que o aluno da UniRadial-Estácio é claramente oriundo das classes populares, reside em áreas periféricas da região metropolitana de São Paulo e reconfigura parte de sua identidade a partir de seu ingresso no ensino superior e do valor simbólico que tal fato tem para ele e sua família, especialmente por pertencer à primeira geração, em seu âmbito familiar, que teve acesso a um curso superior. Ele mantém uma relação paradoxal com a instituição de ensino em questão, que envolve valor de troca e utilitário, mas não se esgota na dimensão do consumo. É também um estudante imerso na sociedade contemporânea, marcada pela forte presença da mídia. Sendo assim, ele consome veículos de comunicação impressa, lê livros, assiste televisão, mas principalmente e, sobretudo, utiliza a internet como meio de comunicação, socialização e veículo de acesso à informação e ao conhecimento. No que tange à instituição de ensino, verificamos que ela incorporou, de algumas formas, o uso da tecnologia e dos meios de comunicação em suas práticas pedagógicas. No entanto, essa incorporação se deu dentro de um contexto meramente operatório, instrumental ou então especificamente quando tratamos das aulas a distância via web dentro de uma lógica mercantil. Tal uso provoca forte rejeição nos estudantes o que demonstra que as relações do uso da tecnologia e/ou meios de comunicação dentro e fora do ambiente escolar não são nada mecânicas ou automáticas. Isto é, não é porque o estudante utiliza com frequência determinada mídia, que sua mera inclusão no contexto educacional se fará eficaz do ponto de vista do ensino-aprendizagem.
ABNT:
SIMÕES, Priscila Helena Belpiede; CITELLI, Adilson. Processos comunicacionais em instituições de ensino superior: o caso UniRadial - Estácio. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17022011-140244/pt-br.php >.