Tese (Doutorado)
Presenças de Orfeu
Autor(a):
Oliveira, Maria Claudete de Souza
Orientador(a):
Villaça, Alcides Celso de Oliveira
Ano de publicação:
2007
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
literatura brasileira (crítica e interpretação); poesia; canção; mitologia; mitos
Palavras-chave do autor:
canção;Carlos Drummond de Andrade;Orfeu;poesia;Vinícius de Moraes
Resumo:
Os mitos devolvem aos homens os seus próprios conflitos; como metáforas, eles "desempenham sua função de falar" aos "níveis profundos do ser humano". Com o correr do tempo, essas figuras de linguagem podem ir perdendo a capacidade de serem absorvidas, mas os artistas, "de acordo com suas disciplinas e artes", fazem-nas emergir "do contexto contemporâneo da experiência". Partindo dessas premissas, foram feitas e em seguida confrontadas as análises de "Legado" e "Canto órfico", de Carlos Drummond de Andrade; "Orfeu da Conceição: Uma tragédia carioca, de Vinícius de Moraes e os dois filmes baseados nela: Orfeu negro, de Marcel Camus e Orfeu do Carnaval, de Carlos Diegues. Num primeiro momento, diferenciando-se do Orfeu de Drummond - que se define e define o que vê, mais próximo, talvez, do caráter apolíneo do mito - o Orfeu de Vinícius promove, ou deseja promover, a dissolução dionisíaca das diferenças, sugerida pela figura do cantor do morro: Orfeu da Conceição; mas, aproximando-nos mais um pouco dessas retomadas, podemos observar a expressão "dionisíaca" do primeiro autor, assim como a expressão "apolínea" do segundo, invertendo a primeira impressão; conservando-se, em ambas, tanto o sentimento ético frente ao mundo indiferente aos mitos, como a crença no valor da poesia e do canto artísticos. A presença de Orfeu nos filmes de Marcel Camus e de Carlos Diegues, que, como na peça, atualizam o mito em uma favela, na mesma década da estréia da peça, e quarenta anos depois dela, respectivamente) confirma a capacidade do canto e da arte de transformar a "agonia em elegia", como fizeram Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.
ABNT:
OLIVEIRA, Maria Claudete de Souza; VILLAÇA, Alcides Celso de Oliveira. Presenças de Orfeu. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-05102007-152243/ >.