Artigo de periódico
Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à equidade
Autor(a):
Mitrulis, Eleny;Penin, Sonia
Ano de publicação:
2006
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
vestibular (cursos); acesso à educação; ensino superior; métodos de ensino; inclusão social
Palavras-chave do autor:
curso pré-vestibular; ação afirmativa; acesso ao ensino superior; educação comunitária
Resumo:
Este artigo examina as crescentes demandas por acesso ao ensino superior em período em que se assiste a um deslizamento do debate sobre igualdade de oportunidades do plano da educação obrigatória para o terreno da educação superior. Representando os interesses dos novos grupos de concluintes de educação básica, proliferaram, a partir do final dos anos 90, dentro de movimentos sociais voltados para segmentos desassistidos da população, cursos preparatórios ao ensino superior, gratuitos e sem fins lucrativos. No âmbito das universidades públicas do Estado de São Paulo, igualmente sensíveis às urgências sociais da inclusão, registram-se também ações favoráveis ao acesso e à permanência desses segmentos sociais nos cursos oferecidos. O artigo analisa as ambigüidades e as aberturas presentes em programas preparatórios ao ensino superior, tomando como referência o Programa Pró-Universitário, voltados aos alunos da série terminal da educação básica, pertencentes à rede estadual de ensino, desenvolvido pela Universidade de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Traz uma análise do perfil dos alunos participantes e uma reflexão sobre os efeitos desse tipo de iniciativa sobre a relação dos jovens com o saber e sobre a construção de suas identidades. Sugere que a ação afirmativa para a inclusão de jovens dos segmentos populares em instituições públicas de ensino superior requer uma proposta educativa na qual a socialização e a aprendizagem estejam intimamente ligadas. O domínio dos saberes preparatórios aos exames de acesso deixa de ser considerado apenas pelo valor instrumental e adquire outros significados como uma nova maneira de ver o mundo, relacionar-se consigo mesmo e com o outro.
ABNT:
MITRULIS, Eleny; PENIN, Sonia. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à equidade. Cadernos de Pesquisa [da] Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 269-298, 2006. DOI: 10.1590/s0100-15742006000200002.