Artigo de periódico
Pré-iniciação científica em psicologia: contribuição para a formação científica no ensino médio
Autor(a):
Massola, Gustavo Martineli;Svartman, Bernardo Parodi;Martins, Alessandra Blengini Mastrocinque;Galeão-Silva, Luis Guilherme;Santos, Alessandro de Oliveira dos
Autor(a) USP:
Massola, Gustavo Martineli;Svartman, Bernardo Parodi;Silva, Luis Guilherme Galeão da;Santos, Alessandro de Oliveira Dos
Ano de publicação:
2016
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
psicologia ambiental; quilombos; comportamento de apego
Palavras-chave do autor:
psicologia ambiental; quilombo; apego ao lugar; ensino médio
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi estudar as relações entre participação política e enraizamento territorial entre moradores de um Quilombo do Vale do Ribeira (SP). Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, almejando que estudantes de escolas técnicas públicas daquela região desenvolvessem um projeto de pesquisa completo, de forma a contribuir com a sua formação científica. Durante o programa (que durou um ano), os alunos participaram de todas as etapas da pesquisa: desde a formulação inicial das questões investigadas até a apresentação da pesquisa às lideranças comunitárias, visitas à comunidade para realização de observações e entrevistas, interpretação dos dados colhidos e devolutiva dos dados à comunidade. Alunos e professores puderam refletir sobre as relações entre escola e comunidades tradicionais da região e obtiveram uma melhora significativa nas atividades pedagógicas. Conclui-se pelo valor formativo da inserção da Psicologia na grade curricular do Ensino Médio, tanto pelas possibilidades interdisciplinares que apresenta quanto por favorecer reflexões sobre a relação entre o indivíduo participante, sua escola e o entorno físico, social e cultural.
ABNT:
MASSOLA, Gustavo Martineli; SVARTMAN, Bernardo Parodi; MARTINS, Alessandra Blengini Mastrocinque; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme; SANTOS, Alessandro de Oliveira dos. Pré-iniciação científica em psicologia: contribuição para a formação científica no ensino médio. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, Conselho Federal e Regionais de Psicologia, v. 36 n. 3, p. 558-570, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n3/1982-3703-pcp-36-3-0558.pdf >.