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Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Área de concentração:

Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças

Departamento:

Faculdade de Educação

Docente(s) responsável(is):

Marilia Pontes Esposito, , Maria Izabel Galvão Gomes Pereira, , Jean Jacques Schaller

Objetivos:

· Oferecer elementos teóricos da sociologia dos movimentos sociais que favoreçam a análise de práticas educativas empreendidas por atores de contextos socioculturais diversos; · Refletir sobre as potencialidades do uso da noção de território para a compreensão de novas formas de conflitividade e criatividade social; · Oferecer elementos teóricos para compreender os processos de subjetivação subjacentes à constituição das práticas educativas, a partir de contribuições da psicologia histórico-cultural e da psicanálise; · Contribuir para uma perspectiva de pesquisa sobre os processos educativos (escolar e não-escolar) capaz de integrar as noções de espaço público, território e sujeito.

Justificativa:

O quadro conceitual no qual se inscreve este programa articula diferentes perspectivas disciplinares. Do ponto de vista sociológico, ele se apoia em abordagens que propõem uma leitura compreensiva das práticas sociais e que destacam a capacidade de ação e de reflexão dos atores coletivos. Do ponto de vista psicológico, recorre a perspectivas que concebem o indivíduo como intrinsecamente social e cuja constituição como sujeito se assenta na dimensão do desejo, articulando contribuições da psicologia histórico-cultural e da psicanálise. Assim, o curso pretende uma perspectiva abrangente que articule subjetividade, cultura e sociedade. Como eixo, a disciplina se propõe a examinar como os atores sociais, a partir da posição que ocupam nas relações de dominação no âmbito societal, constituem novas práticas e tentam se apropriar de sua capacidade de ação e reflexão, ou seja como tentam se tornar criadores de sua própria vida. Levar em conta o fator espacial e temporal dessas experiências constitui uma prioridade, daí a importância da noção de "território", uma vez que a mesma nos remete ao estudo das ações inscritas num lugar atravessado por pertencimentos comuns. Por meio da apresentação de elementos teóricos e de resultados de pesquisa, o curso propõe uma análise de práticas educativas, escolares e não-escolares, rurais e urbanas, que têm possibilitado a emergência de novos atores no campo educativo e cultural.

Programa:

1. A produção social do território Território, comunidade, poder local Território e democracia Espaço de conflito, negociação e criatividade social Desenvolvimento local e desenvolvimento autossustentável 2. Ação coletiva, movimentos culturais e espaço público Crise das instituições e experiência social Dos movimentos sociais aos novíssimos movimentos sociais A constituição do espaço público por novos atores sociais A produção de novas práticas educativas escolares e não escolares III. O sujeito enquanto ser de desejo, de pensamento e de ação A construção da pessoa entre diferenciação e incorporação do outro A construção identitária como processo Figuras da alteridade Desejo, sujeito e falta