ACESSAR O MATERIAL TAGS

Economia Solidária

Autor(a):

Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Nome do evento:

Simpósio de Matemática para a Graduação - SIM

Assuntos:

educação matemática; economia solidária

Palavras-chave do autor:

educação matemática; Educação de Jovens e Adultos; etnomatemática; economia solidária; banco comunitário; autogestão

Resumo:

A pesquisa que embasa este artigo refere-se a um projeto que focaliza a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária. Neste artigo enfocamos o caso de um Banco Comunitário (BC). O trabalho teve como propósito ensinar e desenvolver atividades matemáticas de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas na implementação de Empreendimentos em Economia solidária. Com isso, visou-se, também, criar subsídios para colaborar com práticas educativas em matemática no contexto da Economia Solidária. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação (estudo de caso); os dados foram levantados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observou-se que a Matemática é importante principalmente quanto à gestão financeira e logística do BC; as intervenções pedagógicas em matemática, realizadas nesse contexto, auxiliaram o grupo quanto à organização e à compreensão das atividades do BC, além de contribuírem com a autogestão desse Empreendimento em Economia Solidária (EES).

ABNT:

BARROFALDI, Rita de Cássia Zacheo; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos para as integrantes de um banco comunitário. Anais.. São Carlos: ICMC-USP, 2014.