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Pobreza Urbana

Autor(a):

Sawaya, Sandra Maria

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

leitura; escrita; fracasso escolar; pobreza

Palavras-chave do autor:

práticas de leitura e escrita; fracasso escolar; camadas pobres

Resumo:

O objetivo do presente artigo é trazer alguns dados de pesquisa que permitem discutir duas das principais teses que estão na base das mudanças nas políticas públicas na área de alfabetização, quais seja, a ausência de práticas de leitura e escrita nos meios populares e as conseqüências negativas dessa ausência no desempenho escolar das crianças pobres. Os nossos dados revelam práticas de leitura e escrita entre as crianças de diversas idades em um bairro pobre da cidade de São Paulo, mesmo dentre aquelas que ainda não dominem as habilidades de leitura e escrita. Os estudos recentes na área da história cultural e da sociolingúistica vêm questionando as teses não só da universalidade das formas de apropriação da língua escrita num sistema alfabético, bem como as hipóteses de que ela demandaria níveis de conceitualização superiores aqueles empregados nos usos da linguagem oral.

ABNT:

SAWAYA, Sandra Maria. Práticas de leitura e escrita entre crianças na pobreza urbana. Videtur, Porto, n. 18, p. 29-40, 2002.