Lahni, Claudia Regina

Bocchini, Maria Otília

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

rádio comunitária; rádio (aspectos sociais); cidadania

cidadania, Mega FM (rede de rádio), rádio comunitária, Juiz de Fora (MG)

O estudo verifica as possibilidades de cidadania associadas à participação em uma rádio comunitária, a Mega FM - emissora comunitária do bairro Santa Cândida, município de Juiz de Fora (MO), cujo slogan é "a comunitária de verdade". Fundada em 1997, a Mega FM reúne pessoas das classes populares, moradoras na região e atuantes nos movimento negro e Hip-Hop, entre outros. A partir de quadro teórico, foi construído um rol de possibilidades de cidadania (entendida como exercício de direitos e defesa de sua manutenção e ampliação), estudadas no âmbito da Mega FM, por meio da análise da documentação da emissora, análise de programas radiofônicos, entrevistas com integrantes da Rádio, pela observação da participação de pessoas na emissora, de sua organização e de seu dia-a-dia. O estudo demonstra que uma rádio comunitária pode ser um espaço para a cidadania, se apresentar características que possibilitem seu exercício, tais como as encontradas na Mega FM.

LAHNI, Claudia Regina; BOCCHINI, Maria Otília. Possibilidades de cidadania associadas à rádio comunitária Juizforana Mega FM. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.