ACESSAR O MATERIAL TAGS

Graffiti

Autor(a):

Verano, Paulo Nascimento;Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de

Autor(a) USP:

Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Nome do evento:

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Assuntos:

política cultural; museus; espaço público; graffiti; arte na paisagem urbana

Palavras-chave do autor:

apropriação social da informação; política cultural; espaço público; usos da cidade; museu; graffiti

Resumo:

Em 2008 o Museu de Arte de São Paulo (MASP) recusou uma exposição da dupla de grafiteiros Os Gêmeos. Em 2011, organizou sua segunda mostra coletiva de graffiti em três anos. Pretende-se compreender por que, no final da primeira década do século XXI, a política cultural formulada pelo MASP escolheu o graffiti como uma manifestação urbana a ser ali exibida. Está nessa ação uma tentativa de estabelecer novos modos de relacionamento com a cidade e, de algum modo, participar de sua reconfiguração? A ação permitiria estabelecer-se algum paralelo com as origens do museu concebido por Lina Bo Bardi, que nas suas primeiras décadas de criação travava forte diálogo crítico com a cidade? Considera-se a intensificação do diálogo entre os equipamentos culturais e o espaço público — e com as manifestações artísticas e culturais no espaço público — como potente para religar os laços entre os cidadãos e os equipamentos culturais da cidade, ao mesmo tempo em que se considera que uma maior intensificação no relacionamento entre pessoas, arte e cultura, equipamentos culturais e cidade contribui para uma ampliação dos usos da cidade e do relacionamento de seus moradores com o simbólico, entendendo-se que pelo diálogo passam obrigatoriamente as ideias de dissenso, negociação e conflito.

ABNT:

VERANO, Paulo Nascimento; OLIVEIRA, Lucia Maciel Barbosa de. Por uma política cultural que dialogue com a cidade: o caso do encontro entre o MASP e o Graffiti (2008-2011). Anais.. Belo Horizonte: [s.n.], 2014.Disponível em: .