Pós-Graduação
População em Situação de Vulnerabilidade no Cenário da Atenção Primária à Saúde
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [FMRP]
Área de concentração:
Saúde Pública
Departamento:
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Docente(s) responsável(is):
Luciana Cisoto Ribeiro, Janise Braga Barros Ferreira, Luciane Loures dos Santos
Objetivos:
Discutir os conceitos de Equidade e População em situação de vulnerabilidade no campo da Atenção Primária à Saúde (APS). Identificar as necessidades de saúde das populações em situação de vulnerabilidade na APS em cenários específicos e compreender a atuação dos profissionais de saúde nesses cenários.
Justificativa:
A inclusão das necessidades específicas das populações em situação de vulnerabilidade nas políticas públicas de saúde, e em especial na Atenção Primária à Saúde, tornou-se temática relevante e atual no contexto nacional e internacional. No Brasil, merecem destaque àquelas voltadas para populações estratégicas, como a saúde dos povos indígenas, das pessoas assentadas, das pessoas privadas de liberdade, comunidades rurais e carentes. Tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de capacidades institucionais, tanto no campo de formação de recursos humanos para atuar junto a essas populações, como na produção de conhecimento relacionada a esse escopo, propõe-se a criação da disciplina População em situação de vulnerabilidade no cenário da Atenção Primária à Saúde, alinhada ao público alvo e aos objetivos do Programa de Pós-graduação Saúde na Comunidade.
Programa:
1. Conceito de equidade e população em situação de vulnerabilidade na política de Atenção Primária à Saúde; 2. Atenção aos grupos de população em situação de vulnerabilidade: 2.1 Saúde da População Privada de Liberdade; 2.2 Saúde Rural; 2.3 Saúde Indígena; 2.4 Saúde no Assentamento. 3. Imersão em cenários específicos (Unidade Prisional – opcional e assentamento). As visitas ao assentamento e a uma unidade prisional (participação optativa) serão realizadas, se autorizadas pelos responsáveis dos locais.