Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Análise de Políticas Públicas

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Cristiane Kerches da Silva Leite, , Renata Mirandola Bichir, , Ursula Dias Peres

O objetivo desta disciplina é discutir conceitos, processos históricos e tensões contemporâneas envolvendo a configuração das políticas sociais em contextos democráticos e capitalistas. Pretende-se que os discentes problematizem a análise das políticas públicas considerando analiticamente os dilemas entre democracia e capitalismo como contextos chave para o entendimento dos processos. Entende-se que esta discussão é uma base analítica importante para o estudo de questões relacionadas à complexidade das administrações e políticas públicas contemporâneas.

A complexidade da produção de políticas públicas no mundo contemporâneo não tem sido contemplada por meio de análises estritamente institucionalistas ou centrada em atores. Os contextos, dinâmicas econômicas e de circulação de ideias e legados de políticas formam um quadro explicativo mais robusto para dar conta da grande variabilidade de fenômenos. Desta forma, propõem-se analisar as metamorfoses das configurações de políticas sociais no plano nacional, subnacional e internacional, discutindo a articulação de conceitos e processos políticos que permeiam a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, sobretudo as sociais.

- Panorama das políticas sociais no final do século XIX: experiências pioneiras e resistências à democracia; - Mudanças na primeira metade do século XX e a crise no capitalismo desregulamentado; - O contrato social do pós-guerra e a institucionalização dos Estados de Bem-Estar Social; - Crise e disputa de narrativas: heterodoxia e ortodoxia no debate das políticas sociais e econômicas; - Os dilemas contemporâneos: quando o século XXI se aproxima do XIX. - Brasil e América Latina: variabilidades e continuidades na produção de políticas sociais.