ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE], Faculdade de Odontologia [FO], Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Área de concentração:

Formação Interdisciplinar em Saúde

Departamento:

Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública

Docente(s) responsável(is):

Maria Ercilia de Araujo

Objetivos:

O objetivo da disciplina é apresentar as dimensões históricas, sociais e econômicas que implicaram o surgimento, desenvolvimento e transformação do campo da saúde e dos paradigmas em seu interior. Aborda a formação da área da saúde bucal no contexto da saúde pública, o desenvolvimento da odontologia social e da saúde coletiva. Trata, ainda, da organização institucional das políticas de saúde bucal no Brasil.

Justificativa:

Promover a integração do aluno ao contexto particular de formação profissional e à prática da Saúde Bucal Coletiva. Saúde-doença como expressão das condições concretas de existência. Introdução ao estudo e aplicação de métodos de apreensão do processo saúde-doença mediante a identificação, análise e discussão das condições sociais, econômicas, políticas e culturais de sua produção, através da discussão e análise da história das políticas de saúde no Brasil, com destaque para sua organização enquanto uma política pública expressa através do desenho de modelos de intervenção na saúde individual e coletiva. Discutir o desenvolvimento institucional da política de saúde bucal no Brasil por meio do exame das principais inovações organizacionais e de implementação de programas de saúde bucal.

Programa:

1.Conceito e histórico da Saúde Bucal Coletiva, Processo Saúde doença, indicadores sociais; 2.História das Políticas públicas de saúde; 3.Políticas públicas de saúde - Evolução do SUS; 4.Análise dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, da Saúde Coletiva, do Programa de Saúde da Família; 5.Organização do processo de trabalho frente aos princípios do SUS; 6.Discussão da concepção sobre a família no contexto da sociedade atual; 7.Discussão dos aspectos da atenção a ser desenvolvida coletivamente tomando como base a dinâmica e suas relações com a comunidade; 8.Apresentação de instrumentos sobre planejamento, contribuindo para a identificação de problemas, definição de prioridades e avaliação das ações a serem desenvolvidas.