Graduação
Políticas e organização dos serviços de saúde
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]
Departamento:
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
Docente(s) responsável(is):
Aline Aparecida Monroe, Pedro Fredemir Palha
Objetivos:
Conhecer o cenário social-político-econômico-cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde. - Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil. - Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade. - Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
Programa:
Saberes Cognitivos: - Identificar os conceitos de cidadania, Política e Política Social. - Identificar o papel do Estado e as Políticas de Saúde. - Reconhecer a articulação das Políticas de saúde com os outros setores da sociedade. - Identificar as formas de cidadania: invertida, regulada e como direito. - Descrever a conformação política de saúde no Brasil ao longo da história e a dinâmica de organização do setor saúde: 1 - Modelo Sanitarista – Republica Velha . 2 - Modelo Médico Assistencial - Previdência Social. 3 - Modelo Integral - A Reforma Sanitária no Brasil e a constituição de um Sistema Único de Saúde. - Relacionar o contexto histórico com a concepção de saúde-doença, e o modelo de atenção à saúde. - Relacionar o contexto histórico com a participação social. - Descrever os Princípios Doutrinários e Organizativos do SUS. - Reconhecer o aparato legal que sustenta e direciona a operacionalização do SUS. Saberes Procedimentais: - Reflexão e percepção sobre os aspectos que influenciam a conformação da política social e de saúde no país. - Reflexão e percepção sobre as políticas sociais a partir dos movimentos sociais: cidadania invertida, regulada e como direito. - Reflexão e percepção sobre as Políticas de Saúde a partir da mobilização social em saúde. -Reflexão sobre as ações de saúde dirigidas ao individuo e ao meio ambiente ao longo da história. - Reflexão sobre os tipos de serviços e sua forma de organizar a assistência ao longo da história. - Reflexão sobre o direito à saúde em diferentes períodos históricos por meio do eixo da cidadania e da participação social. - Reflexão sobre a influência dos modelos assistenciais na realidade dos serviços de saúde e no cuidado individual e coletivo. - Reflexão sobre a operacionalização dos Princípios Doutrinários e Organizativos do SUS em cenário real. - Reflexão sobre o desenvolvimento do aparato legal como subsídio para os avanços na implementação do SUS. Saberes Atitudinais: - Ser capaz de analisar a interação dos diversos aspectos que influenciam as políticas sociais e de saúde. - Ser capaz de participar dos espaços de controle social. - Ser capaz enquanto profissional de saúde de fomentar a participação dos cidadãos no controle social do SUS. - Ser capaz de relacionar o contexto atual do SUS com aspectos históricos, sociais e econômicos do país. - Compreender e valorizar o papel da enfermagem, dos profissionais de saúde e lideranças sociais no processo de implementação, o fortalecimento e defesa do SUS.