Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Estudos Culturais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Jefferson Agostini Mello

Com o pressuposto de que obra literária é também um território de luta discursiva, busca-se nesta disciplina mapear aspectos da ficção brasileira contemporânea (com ênfase no conto e no romance) que evidenciem, reforcem ou enfrentem posições críticas e ideológicas, tanto num plano mais amplo, de classes e movimentos sociais, quanto num plano mais restrito, de grupos de escritores, críticos literários, produtores culturais, jornalistas da cultura e leitores.

A disciplina procura esboçar um panorama da produção narrativa atual, trazer essa produção para o contexto presente, vendo-a omo espaço de luta em que se digladiam autores, críticos, produtores culturais e leitores em geral. Nesse sentido, tanto a leitura imanente, que indica os modos de construção dos textos, quanto uma interpretação, que busca perceber o lugar social de emergência dos discursos literários, podem sugerir que aderência a padrões estéticos não é aleatória, mas está permeada por interesses que os extrapolam.

1. Articulações entre Literatura e Sociedade 2. Aspectos gerais da literatura e da cultura brasileira contemporâneas. 3. A literatura engajada hoje. 4. Prosas marginais. 5. Literatura e subjetividades. 6. O engajamento na literatura.