ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Área de concentração:

Saúde Pública

Departamento:

Faculdade de Saúde Pública

Docente(s) responsável(is):

Oswaldo Yoshimi Tanaka, Laura Camargo Macruz Feuerwerker, Marilia Cristina Prado Louvison

Objetivos:

A disciplina tem como objetivo delimitar e problematizar no campo da saúde coletiva as questões centrais relativas à política, planejamento e gestão em saúde, assim como discutir os princípios do sistema único de saúde (SUS) e analisar tendências e desafios na área. Deverá identificar diferentes abordagens metodológicas com potencial para traçar os limites e alcances das políticas públicas e permitir aos alunos de pós-graduação a identificação das distintas abordagens e problemáticas da linha de pesquisa de Política e Gestão em Saúde.

Justificativa:

A formulação e sustentabilidade das políticas públicas de saúde, seus limites e alcances, podem ser analisadas sob vários pontos de vista e são fundamentais para a garantia de direitos, qualidade de vida e promoção de saúde. A identificação de forças econômicas e sociais e as diferentes racionalidades que envolvem os grupos de interesse possibilitam uma análise crítica e uma compreensão dos limites e alcances das políticas públicas. Ao longo da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) se apresentam inúmeros desafios relacionados ao contexto e aos modos de fazer política e gestão. Nesse sentido, é importante identificar a inter-relação entre os distintos atores sociais envolvidos nos sistema e serviços de saúde, tendo como eixo os princípios da universalidade, equidade e integralidade e as principais tensões que atuam na contemporaneidade para a efetivação do SUS.

Programa:

1. Políticas públicas, democracia e federalismo. 2. Análise de políticas públicas 3. Regulação pública privada 4. Regionalização e redes de atenção 5. Módulos de cuidado e organização do processo de trabalho 6. Avaliação como instrumento de poder