Dissertação (Mestrado)
Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
Autor(a):
Oliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de
Orientador(a):
Siqueira, Rogério Monteiro de
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Assuntos:
sociologia educacional; educação (aspectos sociais); escola de ensino fundamental (aspectos sociais); periferia; poder; vulnerabilidade
Palavras-chave do autor:
aprendizado;avaliações externas;periferia;relações de poder;vulnerabilidade social
Resumo:
Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo uma escola pública periférica paulistana que, embora esteja em uma comunidade com alta vulnerabilidade social, apresenta resultados acima da média da cidade de São Paulo em avaliações externas. Os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foram importantes fontes para a definição da escola a ser pesquisada. Visou-se responder uma questão central: em que medida as relações de poder existentes na escola favorecem ou atrapalham o aprendizado dos educandos? Como procedimento metodológico, foram realizadas observações e entrevistas no campo, assim como análises de registros produzidos pela escola.
ABNT:
OLIVEIRA, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de; SIQUEIRA, Rogério Monteiro de. Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09102015-191905/ >.