Dissertação (Mestrado)
Pobreza, segregação e redes sociais: um estudo sobre o impacto da remoção dos moradores da favela Guinle, Guarulhos/SP
Autor(a):
Soares, Rafael Barros
Orientador(a):
Marques, Eduardo Cesar Leão
Ano de publicação:
2009
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
favelas; redes sociais; pobreza; integração social (abrandamento); habitação popular (política); Guarulhos (SP) (aspectos sociais)
Palavras-chave do autor:
habitação;pobreza;políticas públicas;redes sociais;segregação
Resumo:
Esta dissertação apresenta os resultados da análise dos impactos nas redes sociais gerados pela remoção dos moradores da favela Guinle, Guarulhos/SP para um conjunto habitacional da CDHU. Parte-se do conceito de pobreza como um fenômeno de múltiplas dimensões cumulativas que reforçam e reiteram situações de privação e que, portanto, não pode ser apreendido apenas através de indicadores econômicos. Outros elementos, tais como o acesso às políticas públicas, a segregação e a estrutura de relações sociais também devem ser considerados no estudo do fenômeno. A pobreza é entendida não só como ausência de ativos, mas também como dificuldade de acessar estruturas de oportunidades. É neste sentido que tanto a segregação residencial, ao criar empecilhos para que os indivíduos acessem tais estruturas, quanto as redes sociais, ao conectar os indivíduos a estruturas mais amplas, ganham relevância para o estudo do fenômeno da pobreza. Sob tal perspectiva e com o intuito de analisar o impacto da remoção sobre as redes sociais, a pesquisa de campo foi dividida em duas fases: a primeira na favela, e a segunda no conjunto habitacional, um ano após a remoção. Utilizou-se em ambas as fases um questionário semi-aberto e um instrumental de análise de redes.
ABNT:
SOARES, Rafael Barros; MARQUES, Eduardo Cesar Leão. Pobreza, segregação e redes sociais: um estudo sobre o impacto da remoção dos moradores da favela Guinle, Guarulhos/SP. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-03112009-162339/ >.