Faculdade de Educação [FE]

Faculdade de Educação

Roseli Fischmann

- Discutir o conceito de pluralidade cultural, sobretudo em suas relações com a educação e a escola brasileira. - Analisar as relações entre tolerância e pluralidade cultural, tolerância e democracia. - Analisar alguns aspectos contemporâneos da temática, tal como presentes na vida das escolas e nas relações com movimentos socioculturais.

A temática da pluralidade cultural tem ocupado a agenda do debate nacional, tanto em termos dos movimentos sociais que elegem a área da cultura como arena privilegiada para a superação da discriminação étnica e racial, assim como religiosa. No Brasil difundiu-se primeiramente o tema do multiculturalismo, que será objeto de debate no curso, tendo se prestado a compreensões algumas vezes indevidas. A mentalidade intolerante e que atua na direção da discriminação é, com frequência, marcada pelo pensamento unidimensional, de que tratou Marcuse, assim como opera sobre e a partir de uma visão homogeneizadora. A educação tem um papel a desempenhar na busca de superação desse quadro que estreita e muitas vezes dificulta a compreensão, seja na sociedade, como na educação formal, que se pratica na escola, seja na educação informal, permanente, praticada por movimentos sociais ou pela mídia. Qual seria esse papel? Quais seriam os limites e as possibilidades da escola, na compreensão e aformação da pluralidade cultural como fundamento da democracia? A situação mundial e a que se tem, no Brasil, demonstram a urgência social da temática. Em um curso de pós-graduação, propor o debate aos mestrandos e doutorandos é contribuição ao aprofundamento do tema, pela construção de conhecimento que se abre como processo, pelo convite a que o tema seja incluído como reflexão interdisciplinar nos trabalhos individuais. Particularmente em um mundo que tem se tornado cada vez mais alvo de ações que têm por base a violência, compreender as demandas e afirmações da pluralidade cultural é compreender melhor a própria temática da identidade e da singularidade.

1. O conceito de pluralidade cultural na contemporaneidade 2. Pluralidade cultural como fenômeno social, em particular no Brasil 3. Pluralidade cultural como mentalidade e como atitude: relações com a democracia e com a educação.