Tese (Doutorado)
Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda
Autor(a):
Gomes, Mariana Szymanski Ribeiro
Orientador(a):
Lichtig, Ida
Ano de publicação:
2004
Unidade USP:
Faculdade de Medicina [FM]
Assuntos:
creches (recursos humanos); centros comunitários de saúde (recursos humanos); triagem; pré-escolar; testes de impedância acústica (métodos); deficiente auditivo (educação); deficiente auditivo (estatísticas e dados numéricos); estudos transversais
Palavras-chave do autor:
centros comunitários de saúde/recursos humanos;creches/recursos humanos;eficácia;estudos transversais;pessoas com deficiência auditiva/educação;pessoas com deficiência auditiva/estatística & dados numéricos;população periférica;pré-escolar;questionários;testes de impedância acústica/métodos;triagem
Resumo:
Objetivo: este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um procedimento para a identificação da deficiência auditiva em crianças pré escolares de uma comunidade de baixa renda por pessoas não especialistas. Casuística e métodos: funcionários da creche e da unidade de saúde foram treinados para aplicarem um questionário para triagem auditiva nos pais de 224 crianças de 3 a 6 anos de idade, que foram submetidas à triagem audiométrica e imitanciométrica. Resultados: verificou-se alta concordância na coleta de dados por meio do questionário entre a pesquisadora e os não especialistas. O questionário apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade. Os não especialistas relataram aprendizado com a pesquisa e conscientização sobre a importância da audição. Conclusão: é possível treinar agentes comunitários a identificarem a deficiência auditiva em suas comunidades com instrumentos de baixo custo.
ABNT:
GOMES, Mariana Szymanski Ribeiro; LICHTIG, Ida. Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-29092005-230328/ >.