Dissertação (Mestrado)
Planejamento da urbanização de favelas: caracterização sócio-econômica-ambiental de favelas a partir de dados censitários do IBGE
Autor(a):
Bon Junior, Waldemar
Orientador(a):
Abiko, Alex Kenya
Ano de publicação:
2006
Unidade USP:
Escola Politécnica [EP]
Assuntos:
favelas (recuperação); urbanização (planejamento); censos
Palavras-chave do autor:
aglomerados sub normais;censos;favelas (recuperação);urbanização (planejamento)
Resumo:
A urbanização de favelas vem sendo disseminada mundialmente como uma solução para reduzir boa parte de seus problemas, exigindo para tanto, um maior conhecimento das características sócio-econômico-ambientais das mesmas. O levantamento destas características deve obter o melhor resultado a partir de censos específicos, sendo que para Municípios de médio a grande porte, estes censos demandam uma logística complexa e cara, justificando-se a busca de soluções alternativas. Procurou-se neste trabalho desenvolver uma metodologia de adequação dos dados dos censos do IBGE para este fim, por meio da quantificação do contingente de domicílios e população das favelas com menos de 50 domicílios, não computados pelo censo nos aglomerados subnormais. Foram analisados os dados dos censos de 1991 e 2000 para o Município de São Paulo, a base cartográfica utilizada pelo IBGE, a base cartográfica das favelas do município desenvolvida pela sua Prefeitura e uma imagem digital de 2000. É proposta uma metodologia para corrigir a área e a densidade populacional obtidos com os dados do IBGE de forma a permitir estimativas corrigidas para o Município, para os distritos e para as favelas. Podem-se obter informações de população, domicílios, chefes de família, renda, escolaridade, sexo, idade, atendimento de serviços públicos de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos e demais itens constantes do censo demográfico. Neste trabalho, foi estimada a população favelada total do Município em 972 mil habitantes para 2000, diferindo em 8,3 % dos 897 mil levantados pelo IBGE nos aglomerados subnormais. Esta diferença de estimativa, quando tomados os valores por distritos, varia de 0,0% (Jardim São Luis) a 114,6% (Vila Leopoldina).
ABNT:
BON JUNIOR, Waldemar; ABIKO, Alex Kenya. Planejamento da urbanização de favelas: caracterização sócio-econômica-ambiental de favelas a partir de dados censitários do IBGE. [S.l: s.n.], 2006.