ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Área de concentração:

Psicologia Social

Departamento:

Instituto de Psicologia

Docente(s) responsável(is):

Vera Silvia Facciolla Paiva, Luis Guilherme Galeão da Silva, Marcelo Afonso Ribeiro

Objetivos:

A disciplina visa trabalhar a ética e a metodologia da pesquisa psicossocial que se dedica à reprodução e à experiência das desigualdades sociais no Brasil, em particular às desigualdades étnico/raciais e de classe, ou relativas à opressão pela normatividade associada aos gêneros e às sexualidades brasileiras. Com base nas questões de pesquisa trazidas pelos alunos e no referencial da análise no quadro dos Direitos Humanos, discutiremos a ética em pesquisa com seres humanos e metodologia de pesquisa – dando ênfase a produção brasileiras do campo psicossocial – da definição da questão básica e dos instrumentos de pesquisa à interpretação dos resultados implicada nas referências teóricas de cada projeto. O objetivo último do curso é interagir com os alunos para que transformem seu projeto de pesquisa em um protocolo detalhado, focalizando em especial a metodologia de investigação fundamentada, o desenho e os instrumentos de coleta de dados, os procedimentos para obtenção de consentimento informado dos participantes, quando necessário, e o esboço dos modos de analisar os resultados.

Justificativa:

No contexto atual das exigências aos pós-graduandos, é importante oferecer aos alunos da pós-graduação a experiência de revisão da literatura sobre seu tema nas bases de dados disponíveis por via eletrônica, o contato com artigos e os procedimentos utilizados para coleta de dados de seu tema de investigação, além do já esperado aprofundamento nas referências teóricas abraçadas por cada aluno e seu orientador; oferecer também aos alunos um espaço interativo para a experiência da revisão de pares, debatendo sua questão de pesquisa e o seu método; permitir aos alunos a discussão com autores no campo da pesquisa psicossocial no Brasil dedicados ao tema das desigualdades, a discussão dos “bastidores” de cada pesquisa (produção dos instrumentos, desafios do trabalho de campo e da análise dos resultados)

Programa:

1. Um protocolo de pesquisa e a definição de uma questão de pesquisa factível e relevante, buscando inspiração nas pesquisas mais recentes sobre o tema nas bases de dados indexadas. A falsa dicotomia qualitativo-quantitativo e desenhos da pesquisa psicossocial. 2. Definindo sexo, gênero, raça e etnia e classe social nos desafios da pesquisa psicossocial. O quadro da vulnerabilidade social, programática e individual e dos direitos humanos. 3. A produção da desigualdade sócio racial no Brasil: preconceito e discriminação no acesso aos bens e serviços públicos. 4. A esfera pública da desigualdade: análise de produtos culturais (livros didáticos, produção científica, arte e midia). 5. A entrevista em pesquisa psicossocial: sobre escutar e compreender. 6. O trabalho focal com grupos como campo de pesquisa e intervenção. Narrativas e dramatizações de cenas sexuais, de homofobia e racismo e as possibilidades de desinstrumentalização de estereótipos e preconceitos. 7. O pesquisador participante. 8. Acessando os etnométodos. 9. Investigações em famílias: a perspectiva psicanalítica e a perspectiva antropológica. 10. Fenomenologia e Hermenêutica na interpretação dos resultados.