Pós-Graduação
Pesquisa Psicossocial com Comunidades: Perspectivas Teóricas e Metodológicas
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Área de concentração:
Psicologia Social
Departamento:
Instituto de Psicologia
Docente(s) responsável(is):
Luis Guilherme Galeão da Silva, Bernardo Parodi Svartman, Antonio Euzébios Filho
Objetivos:
A disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os principais conceitos e métodos de pesquisa que fundamentam os estudos com comunidades realizados no campo da psicologia social. Pretende problematizar as relações subjacentes às matrizes teóricas adotadas e os métodos utilizados em pesquisas empíricas concernentes a esse campo de investigação. Pretende-se igualmente discutir as necessárias articulações entre as definições teóricas do conceito de comunidade e as intervenções dos psicólogos em contextos sociais caracterizados por algum tipo de vulnerabilidade socioeconômica e política. Para a realização deste trabalho abordaremos as principais contribuições da psicologia ao campo mas também as contribuições da sociologia para o estudo empírico das comunidades.
Justificativa:
O nascimento da psicologia social comunitária na América Latina é determinado pela tentativa dos psicólogos de elaborar respostas efetivas aos problemas sociais próprios desta região. Apresenta-se, ao longo da década de sessenta e setenta, uma crítica à mera importação de teorias e métodos das metrópoles assim como uma critica à aceitação descontextualizada das conclusões dos estudos advindos dos grandes centros de pesquisas europeus e norte-americanos. Como afirmam os autores dedicados à pesquisa nesse campo, a psicologia social busca desenvolver teorias, métodos e práticas que permitam oferecer soluções aos problemas urgentes que afetam as sociedades latino-americanas; Neste contexto, as investigações e intervenções de psicólogos sociais tomaram o conceito de comunidade como um elemento articulador de suas práticas e reflexões. Esta característica das investigações da psicologia social comunitária torna relevante a discussão sobre metodologia de pesquisa e intervenção em comunidades realizadas no campo das ciências sociais. Esse diálogo entre o campo das ciências sociais e da psicologia em relação aos conceitos e métodos de pesquisa com comunidades poderá apoiar o desenvolvimento de novas referências para os psicólogos sociais que enfrentam os atuais problemas psicossociais da realidade brasileira.
Programa:
Sobre o conceito de comunidade: a perspectiva histórica da formulação do conceito Psicologia Social comunitária: formação do campo de pesquisa e intervenção. As pesquisas empíricas dos sociólogos sobre comunidade. As pesquisas empíricas dos psicólogos sociais sobre comunidade. O papel da psicologia comunitária, seus métodos e desafios contemporâneos.