ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Grilo, Rui Alves

Orientador(a):

Bittencourt, Circe Maria Fernandes

Ano de publicação:

1997

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

ensino e aprendizagem; ensino fundamental

Resumo:

O objeto desta pesquisa e a análise de uma proposta alternativa de ensino para as series iniciais do ensino fundamental. Essa escolha teve como objetivo repensar as práticas escolares considerando 4 questões que se apresentaram na formação do projeto desenvolvido na escola municipal de primeiro grau Paulo setubal com alunos das quartas series do primeiro grau: 1) por que a escola, apesar dos avanços e recursos que a sociedade industrial oferece, continua ainda a fazer uso, quase que exclusivamente, do giz, da lousa e do livro didático? 2) o que e possível fazer para que a escola se articule a dinâmica do seu entorno, rompendo o seu isolamento? 3) frente a degradação ambiental da região, que e de preservação de mananciais, mas que corre sérios riscos de perda dessas aguas para fins de abastecimento, o que e que as escolas localizadas nesta região podem fazer? 4) como o uso do vídeo poderia contribuir para a dinamização do trabalho escolar e para o registro do conhecimento? ao tentar responder essas questões, buscava contribuir com reflexões sobre o currículo interativo ou, real, explicitando as ações que ocorrem na sala de aula. O enfoque central parte da constatação de que, se a escola pública atende a grande maioria dos filhos de trabalhadores, e necessário desenvolver trabalhos alternativos que resgatem o conhecimento adquirido na luta cotidiana, integrando-o no currículo.

ABNT:

GRILO, Rui Alves; BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Periferia: entre a linha e a represa - lutas e alegrias da população. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.