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Autor(a):

Toschi, Eny

Orientador(a):

Lomônaco, José Fernando Bitencourt

Ano de publicação:

1989

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

percepção visual

Resumo:

Analisa algumas relações entre percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita. Os ss sao 60 alunos da primeira serie de uma escola publica da periferia de Porto Alegre-RS, divididos igualmente em 3 grupos: grupo r - alunos repetentes da primeira serie; grupo i - alunos iniciantes sem escolaridade anterior; grupo p - alunos que frequentaram a pre-escola no ano anterior. No inicio do ano letivo os 3 grupos sao comparados em função das variáveis percepção visual, quociente de inteligência, sexo e idade, não apresentando diferenças significantes. Durante e ao final do ano letivo sao aplicados o teste de desenvolvimento de percepção visual de frostig, escala verbal do wisc, provas de discriminação de letra, reconhecidas de palavras, leitura, compreensão de leitura, copia e ditado. Ao final do ano letivo constata diferenças significantes quanto a idade e percepção visual entre o grupo p e grupos r e i. Discute os resultados em função dos fatores maturação e experiências individuais. O fator entrada na escola em idade precoce e considerado importante para a criança que não tem oportunidade de aproximação com o símbolo escrito em seu ambiente familiar. Enfatiza também, a importância de estudos na área de psiconeurologia e suas implicações para o ensino e aprendizagem de leitura e escrita.

ABNT:

TOSCHI, Eny; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita. 1989.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.