Trabalho de evento
Percepção de professores e gestores em relação à saúde bucal por meio de Grupos Focais
Autor(a):
Silva, C. E.;Levy, F. M.;Pelá, V. T.;Vilhena, F. V.;Inhesta, A. V.;Buzalaf, Marília Afonso Rabelo
Autor(a) USP:
Buzalaf, Marilia Afonso Rabelo
Ano de publicação:
2018
Unidade USP:
Faculdade de Odontologia de Bauru [FOB]
Nome do evento:
COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. José Mondelli"
Assuntos:
saúde bucal; grupos focais
Resumo:
As ações de educação em saúde são direitos fundamentais para os cidadãos, a fim de melhorar sua qualidade de vida, uma vez que a diversidade, heterogeneidade e intercomunicação são avaliadas através de iniciativas entre conhecimento científico e conhecimento popular. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos professores e gestores escolares no desempenho de ações educativas e preventivas, visando melhorar a condição bucal das crianças nas escolas públicas do município de Bauru- SP e Londrina-PR. Este estudo teve abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, composta por uma amostra no qual foram selecionadas professoras, gestoras e profissionais dentistas que foram entrevistadas através da técnica de grupo focal. A coleta de dados foi realizada por um pesquisador moderador que conduziu os grupos focais e os roteiros de entrevistas. Os resultados qualitativos enfatizaram a relevância da percepção dos participantes, apoiando a melhoria dos programas educacionais e preventivos de saúde bucal nas escolas, bem como observações relevantes, como a falta de referência familiar, a baixa participação dos pais no processo de educação em saúde bucal, as dificuldades da educação atual e a relação entre formação e cuidados com a saúde geral da criança na escola, isso traz a necessidade dos educadores atuarem de forma mais eficaz na formação da criança.
ABNT:
SILVA, C. E.; LEVY, F. M.; PELÁ, V. T.; et al. Percepção de professores e gestores em relação à saúde bucal por meio de Grupos Focais. Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2018.