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Autor(a):

Oliveira, Sílvia Cristina de

Orientador(a):

Pais, Cidmar Teodoro

Ano de publicação:

1999

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

linguística aplicada; sociolinguística; música popular; semiótica; análise do discurso

Resumo:

Este trabalho constitui-se de uma análise sociossemiótica do discurso do rap, que apresenta uma realidade histórica, lingüística por que passa a camada social mais baixa da sociedade, em especial os cidadãos negros e pobres. O discurso do rap manifesta um conteúdo agressivo que surpreende o ouvinte e chama-lhe a atenção para uma situação real que nem sempre é considerada pelas pessoas que não vivenciam tal realidade. O corpus deste estudo é composto por dez textos de músicas do estilo rap do grupo Racionais MCS, do cd Raio X Brasil, lançado em 1993). Esses textos foram selecionados segundo os temas: identidade, preconceito, discriminação e violência. A análise se processou à luz da teoria semiótica de Greimas e seus discípulos sobre o percurso gerativo da enunciação e, sobretudo, na reelaboração do percurso gerativo feito por Pais (1993), que combinou o percurso frástico de Pottier ao transfrástico de Greimas. O exame do aspecto sensível do sujeito presente na narrativa, seu percurso passional, baseou-se na teoria semiótica das paixões, estudada por Greimas, Fontanille e outros autores. Após as considerações teóricas, no terceiro capítulo, há um estudo sobre o surgimento do rap, suas tendências e caracterização, o rap como reconstrução da identidade negra e, um exame dos lexemas que tematizam os textos selecionados: o preconceito, a discriminação que sustentam o racismo, e a violência. Esses lexemas foram examinados com base na análise semântico-lexical e

ABNT:

OLIVEIRA, Sílvia Cristina de; PAIS, Cidmar Teodoro.Para uma análise sociossemiótica do discurso presente no texto da música rap. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.