Dissertação (Mestrado)
Para todos os gostos: um estudo sobre classificações, bailes e circuitos de produção do forró
Autor(a):
Alfonsi, Daniela do Amaral
Orientador(a):
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Ano de publicação:
2008
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
música popular (aspectos antropológicos; aspectos culturais); forró (aspectos sociais); dança de salão; cultura brasileira
Palavras-chave do autor:
circuitos;classificações sociais;cultura nordestina;dança;forró;música
Resumo:
Esta dissertação apresenta as controvérsias que envolvem músicos, produtores e públicos apreciadores no que diz respeito ao forró, seus bailes, danças e músicas. A partir das denominações que se atribuem aos estilos desse gênero musical (como forró eletrônico, pé-de serra e universitário), este trabalho visa a discorrer sobre os significados atribuídos a tais termos em diferentes contextos e por atores distintos na disputa pela definição e legitimação da maneira de se tocar o forró. Mais do que distinguir um tipo específico de fazer musical, essas classificações ajudam a configurar gostos, opiniões e a organizar os bailes de forró presentes na cidade de São Paulo, local privilegiado da pesquisa. Esses bailes ocorrem em vários bairros da metrópole e abrangem diferentes circuitos e classes sociais. As classificações dadas ao forró ajudam também a delimitar os significados dessas classes sociais em contextos distintos e relacionar o que se faz no Sudeste do País ao que é produzido no Nordeste, local tido como origem do gênero. Assim, tenta-se compreender como e por que se configura essa associação entre um gênero de música popular, uma forma de lazer e a hierarquização dos espaços onde ocorrem suas práticas, a partir do ponto de vista da distinção social. O principal objetivo da pesquisa, portanto, é compreender como se dá, a partir da confluência dos três elementos (música, dança e baile) e das distintas representações de sua origem, a produção social da diferença que separa músicos, públicos e demais apreciadores em espaços e circuitos diversos.
ABNT:
ALFONSI, Daniela do Amaral; MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. Para todos os gostos: um estudo sobre classificações, bailes e circuitos de produção do forró. 2008.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-08072008-141736/ >.