Artigo de periódico
Panorama dos programas de ação afirmativa para inserção da população negra no ensino público superior brasileiro (2002-2007): estudos e grupos de pesquisa
Autor(a):
Santos, Alessandro de Oliveira dos
Ano de publicação:
2011
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
população; discriminação racial; ações afirmativas; ensino superior
Resumo:
Neste artigo são apresentados estudos e grupos de pesquisa sobre os Programas de Ação Afirmativa - PAAs no ensino público superior brasileiro. Os estudos mostram que no período inicial de sua implantação, 2002 até 2007, os PAAs contribuíram: para o aumento do número de candidatos inscritos nos vestibulares pertencentes aos grupos alvo dos programas; para o aumento do número de matriculados desses grupos nos cursos de graduação; para a melhora no desempenho acadêmico e o fortalecimento da identidade étnico-racial dos alunos dos programas; e para a ampliação do interesse do corpo docente e discente das universidades pelo tema das relações étnico-raciais. A avaliação de políticas e programas de promoção da igualdade racial e a investigação da legislação brasileira que trata da discriminação e dos direitos de minorias foram, por sua vez, o foco de investigação dos grupos de pesquisa naquele período. Conclui-se que os PAAs e os grupos de pesquisa estabelecem uma relação de cooperação e complementaridade. Os programas estimulam a formação de grupos de pesquisa que, por sua vez, geram conhecimentos sobre os próprios programas e sobre as relações étnico-raciais e políticas de promoção da igualdade.
ABNT:
SANTOS, Alessandro de Oliveira dos. Panorama dos programas de ação afirmativa para inserção da população negra no ensino público superior brasileiro (2002-2007): estudos e grupos de pesquisa.;"Revista da ABPN, Florianópolis, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), v. 2, n.5, p. 99-114, 2011. Disponível em: http://abpn.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/340/314.