ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Tavares, Claudia Sampaio

Orientador(a):

Lehman, Yvette Piha

Ano de publicação:

2011

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

políticas públicas; jovens; formação e capacitação de recursos humanos; educação

Palavras-chave do autor:

educação;formação profissional;jovens;políticas públicas;programas sociais

Resumo:

As políticas públicas de juventude vêm procurando lidar com a questão do desemprego, e com a preparação da população mais vulnerável para o mercado de trabalho. Algumas destas políticas têm como princípio o adiamento da entrada dos jovens de baixa renda no mercado de trabalho, acompanhadas de transferência de renda, bem como retorno ao processo educativo para que os mesmos possam obter uma maior qualificação social e profissional. No âmbito deste programa de juventude, as propostas sócio-educativas, além da formação profissional, colocam os jovens em contato com experiências prioritariamente grupais onde são protagonistas de ações voltadas ao interesse público. Outras são relacionadas a atividades culturais ou sociais. Esta tese tem a intenção de compreender a relação entra a formação de vínculos sociais e a construção de projetos profissionais no âmbito de uma política pública governamental de jovens trabalhadores do município de Guarulhos. A presente pesquisa constituiu-se de entrevistas em profundidade na modalidade de narrativa biográfica, de seis jovens que concluíram o Programa Oportunidade ao Jovem entre 2004 e 2010. A partir da análise das narrativas observa-se como os vínculos sociais estabelecidos no processo educativo funcionam como suporte de representações psíquicas positivas de si, permitindo a construção de projetos profissionais, aumentando as perspectivas dos jovens frente às vulnerabilidades sociais.

ABNT:

TAVARES, Claudia Sampaio; LEHMAN, Yvette Piha. Os vínculos e a construção de projetos profissionais de jovens inseridos em um programa social. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-10112011-092751/ >.