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Economia Solidária

Autor(a):

Silva, Geisa Zilli Shinkawa da; Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Autor(a) USP:

Meneghetti, Renata Cristina Geromel

Ano de publicação:

2018

Unidade USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação [ICMC]

Nome do evento:

Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária - CONPES

Assuntos:

educação matemática; etnomatemática; economia solidária

Resumo:

O presente trabalho é parte de uma tese de doutorado em andamento e tem como foco compreender a relação entre os diversos saberes (gerais e matemáticos), aprendidos na escola e utilizados por membros de empreendimentos econômicos solidários e do NuMI no contexto do trabalho. O referencial teórico pauta-se na Economia Solidária e Educação Matemática (Etnomatemática). Este trabalho possui caráter qualitativo e a coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados, vemos que há uma série de dificuldades a serem superadas no quesito educação e educação matemática relacionada aos empreendimentos; entretanto, destacam-se fatores importantes, a saber: presença do diálogo, convívio entre pares, troca de saberes, produção coletiva, autonomia do grupo na realização de tarefas, saber (matemático) contextualizado, qualidade da produtividade nas relações de trabalho, capacitação/formação no trabalho a partir das necessidades e por meio de estratégias diferenciadas, corroborando para a busca diária da autogestão.

ABNT:

SILVA, Geisa Zilli Shinkawa da; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Os saberes matemáticos nas relações de trabalho: o cotidiano de empreendimentos econômicos solidários. Anais.. São Carlos: Diagrama Editorial, 2018.Disponível em: http://www.conpes.ufscar.br/wp-content/uploads/trabalhos/iiconpes/gt11/silva_geisa_meneghetti_renata.pdf