Dissertação (Mestrado)
Os parques lineares na dinâmica da produção do espaço urbano na periferia: o caso do Parque Linear do Córrego do Rio Verde em Itaquera – São Paulo
Autor(a):
Migliacci, Marcella Carmona Wahl Rontani;
Orientador(a):
Scifoni, Simone
Ano de publicação:
2016
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
parques; espaço urbano; produção do espaço; periferia
Palavras-chave do autor:
parques lineares;periferias;produção do espaço;questões ambientais;questões sociais
Resumo:
Os parques lineares no município de São Paulo estão em sua maioria localizados nas periferias da cidade e se inserem na dinâmica da produção do espaço urbano. Este trabalho buscou realizar a análise ambiental e social das implicações de implantação e planejamento de parques lineares, a partir da analise da produção do espaço, em especial no Parque Linear do Córrego do Rio Verde, localizado em Itaquera, periferia da cidade de São Paulo. Nesse sentido foram realizadas pesquisas com base em referencial teórico, dados de órgão públicos, além de observações de campo. As análises demonstram que se tem um enorme desafio a ser enfrentado na relação entre questões ambientais e sociais, pois na maior parte das vezes são vistos como problemas distintos, sem que se evidencie que estão intrinsicamente correlacionadas.
ABNT:
MIGLIACCI, Marcella Carmona Wahl Rontani; SCIFONI, Simone. Os parques lineares na dinâmica da produção do espaço urbano na periferia: o caso do Parque Linear do Córrego do Rio Verde em Itaquera - São Paulo. 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21112016-153148/ >.