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Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Área de concentração:

Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças

Departamento:

Faculdade de Educação

Docente(s) responsável(is):

Marilia Pontes Esposito

Objetivos:

1 - Realizar balanço crítico das principais questões teóricas envolvidas na pesquisa sobre movimentos sociais e suas relações com o processo educativo, no âmbito dos estudos da sociologia da Educação. Identificar perspectivas de investigação e problemas teóricos envolvidos nos seus estudos de condutas coletivas e suas dimensões educativas.

Justificativa:

Não contém.

Programa:

1. - As principais orientações teóricas nos estudos dos movimentos sociais e educação 1.1 - A emergência do tema no âmbito da pesquisa educacional 1.2 - As principais orientações nos estudos sobre movimentos sociais e suas relações com os temas da Sociologia da Educação. 1.2.1 - A cidade, reprodução da força de trabalho, e os meios coletivos de consumo; os equipamentos públicos e sistema escolar. 1.2.2 - As relações entre os Movimentos Sociais e o Estado: políticas públicas e cidadania. 1.2.3. - Formas de expressão: lutas populares, entidades profissionais e setores médios. 2. - A ampliação do marco conceitual na análise dos movimentos sociais e suas implicações para a pesquisa em educação. 2.1 - Movimentos sociais e cultura política 2.2 - Produção e reprodução de relações sociais: no âmbito das necessidades. 2.3. - Movimentos sociais na intersecção entre o público e o privado: na esfera pública da participação e vida familiar. 3. - Movimentos sociais e educação: perspectivas de investigação. 3.1. - A demanda social por educação e formas de ação coletiva. 3.2 - As práticas educativas e as dimensões socializadoras subjacentes aos movimentos 3.3 - As relações entre lideranças e bases sob o ponto de vista da educação política. 3.4 - Os limites do campo de investigação, novos temas e possibilidades de pesquisa