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Educação Popular

Autor(a):

Sposito, Marilia Pontes

Ano de publicação:

1983

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

ensino público; movimentos sociais urbanos (educação)

Palavras-chave do autor:

movimentos sociais; expansão do ensino; ensino público

Resumo:

O artigo apresenta alguns elementos para o conhecimento do processo de expansão do ensino público na cidade de São Paulo, durante as décadas de 40 e 50. Tomando como ponto de partida a situação do sistema escolar na Capital e descrevendo os mecanismos que possibilitavam a disseminação de estabelecimentos de ensino elementar e secundário, o estudo ressalta a importância dos movimentos sociais urbanos observados nesse período para a conquista de novas unidades escolares. O clima político da época, caracterizado pela ascensão de formas populistas de dominação, propiciou a emergência de várias reivindicações populares articuladas por associações de moradores de bairros periféricos que exerceram papel significativo na criação e manutenção das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

ABNT:

SPOSITO, Marilia Pontes. Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, n. 45, p. 25-28, 1983.