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Segregação Urbana

Autor(a):

Antunes, Antonio Carlos Freire 

Orientador(a):

Alvarez, Isabel Aparecida Pinto

Ano de publicação:

2017

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

motoboys; circulação; urbanização crítica

Resumo:

O presente estudo trata da formação e ampliação da categoria profissional dos motoboys na metrópole de São Paulo no contexto da abertura comercial, expansão dos mercados, privatizações e liberação dos fluxos financeiros induzidos pelo neoliberalismo. O crescimento maciço do desemprego combinado a proliferação de empregos precários na metrópole provocou a massificação da atividade dos motoboys resultando num reconhecimento contraditório dessa recente categoria de trabalhadores urbanos. Os motoboys manifestam tanto a aceleração e ampliação da circulação quanto a movimentação constante de estoques e mercadorias nos territórios econômicos, reproduzindo e impondo ritmos temporais que passam a dominar cada vez mais as relações socioespaciais. Em contrapartida, a inserção crítica e precária desses trabalhadores no cotidiano urbano correspondem as exigências econômicas que regem o funcionamento da metrópole e que reproduzem a desigualdade social e segregação urbana. A eficiência sobre a circulação de bens e informações mobilizam os mensageiros motorizados a reduzir tanto os tempos de entrega quanto os tempos de ociosidade contidos na atividade laboral. Em conjunto com o sistema de remuneração por produtividade mediante a quantidade de tarefas realizadas, constituí um mecanismo que impulsiona a rapidez e muitas vezes a agressividade do motoboy no trânsito. Tal condição se expressa na luta pelo espaço de circulação viária, nos conflitos com motoristas, na ambígua concorrência entre motoboys, mutilações e mortes provocados por acidentes de trânsito. A precariedade das relações de trabalho e a racionalidade econômica impõem ao motoboy trafegar no limite da própria vida para dar conta da urgência do tempo dos negócios e do dinheiro.