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Autor(a):

Batista, Liliane Petris

Orientador(a):

Oliveira, Romualdo Portela de

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

jovens; escola pública

Resumo:

A pesquisa refere-se a um agrupamento de adolescentes que, durante o ano de 1999, cursava a 5ª do Ensino Fundamental em uma grande escola pública localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. Os jovens tinham como características comuns o fato de serem moradores de um bairro pobre e violento, de estarem atrasados pelo menos 3 anos no seu percurso escolar, de pertencerem a uma mesma classe e de serem migrantes ou filhos de migrantes. Porém, as diferenças eram ainda mais marcantes e referiam-se ao relacionamento estabelecido com a escola e o mercado de trabalho, às visões de mundo, aos projetos de vida, ao relacionamento com a família e o grupo de idade, à proximidade ou distanciamento do universo criminoso, à formação de identidades e às diferentes formas de vivenciar a juventude. Para entender como surgiram essas diferenciações foi fundamental considerar algumas questões: o gênero, o percurso escolar anterior, a relação entre trajetória escolar e trajetória profissional-familiar, e as visões sobre escola e trabalho construídas pelos jovens. O estudo das diferentes relações estabelecidas com a escola e sua rede de relações é primordial para a compreensão das transformações no tecido social e suas implicações nos valores culturais, no sistema educativo, no mercado de trabalho (Sanchis, 1997) e no processo de constituição identitária juvenil.

ABNT:

BATISTA, Liliane Petris; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Os jovens de periferia e a escola pública: um estudo de caso. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.