Dissertação (Mestrado)
Os jovens de periferia e a escola pública: um estudo de caso
Autor(a):
Batista, Liliane Petris
Orientador(a):
Oliveira, Romualdo Portela de
Ano de publicação:
2002
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
jovens; escola pública
Resumo:
A pesquisa refere-se a um agrupamento de adolescentes que, durante o ano de 1999, cursava a 5ª do Ensino Fundamental em uma grande escola pública localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. Os jovens tinham como características comuns o fato de serem moradores de um bairro pobre e violento, de estarem atrasados pelo menos 3 anos no seu percurso escolar, de pertencerem a uma mesma classe e de serem migrantes ou filhos de migrantes. Porém, as diferenças eram ainda mais marcantes e referiam-se ao relacionamento estabelecido com a escola e o mercado de trabalho, às visões de mundo, aos projetos de vida, ao relacionamento com a família e o grupo de idade, à proximidade ou distanciamento do universo criminoso, à formação de identidades e às diferentes formas de vivenciar a juventude. Para entender como surgiram essas diferenciações foi fundamental considerar algumas questões: o gênero, o percurso escolar anterior, a relação entre trajetória escolar e trajetória profissional-familiar, e as visões sobre escola e trabalho construídas pelos jovens. O estudo das diferentes relações estabelecidas com a escola e sua rede de relações é primordial para a compreensão das transformações no tecido social e suas implicações nos valores culturais, no sistema educativo, no mercado de trabalho (Sanchis, 1997) e no processo de constituição identitária juvenil.
ABNT:
BATISTA, Liliane Petris; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Os jovens de periferia e a escola pública: um estudo de caso. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.