ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Hernandez, Mariana Leite

Orientador(a):

Feuerwerker, Laura Camargo Macruz

Ano de publicação:

2014

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

jovens (aspectos sociais; cultura); atividades cotidianas; logradouro público; redes sociais; espaço público; espaço urbano; pesquisa participante; métodos de observação; violência; saúde pública; Diadema (SP)

Palavras-chave do autor:

Diadema;espaço social;fronteiras;jovens;rua

Resumo:

Este estudo teve como objetivo analisar as redes construídas por jovens que utilizam a rua como espaço social de encontro e produções no município de Diadema, em São Paulo. A pesquisa pretendeu colaborar para a construção de estratégias mais eficientes, eficazes e efetivas que enlaçando modos de ser e da cultura despertem, agucem e mobilizem os jovens para a produção social de ambientes acolhedores. A metodologia utilizada incluiu observação participante e registros escritos de vozes que revelaram fragmentos de seus cotidianos e de seus pensamentos sobre aspectos pessoais, sociais, familiares e grupais, permitindo identificar redes de conexão existenciais e as formas como processam suas vivências.

ABNT:

HERNANDEZ, Mariana Leite; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. Os jovens de Diadema: a rua e o refazer de laços de afeto. 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-06022015-082418/ >.