ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Castro, Mildred Pitman de

Orientador(a):

Segurado, Aluisio Augusto Cotrim

Ano de publicação:

2007

Unidade USP:

Faculdade de Medicina [FM]

Assuntos:

idosos; ambulatórios (classificação); infecções por hiv (psicologia); Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (terapia; psicologia); sexualidade; efeitos psico-sociais da doença

Palavras-chave do autor:

efeitos psicossociais da doença ;HIV;idoso;sexualidade;Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Resumo:

Investigaram-se dimensões psicossociais do viver com HIV entre 75 idosos. 28% residia sozinho e 52% cuidava de outros. 67% estava aposentado, mas contribuía para a renda familiar. De 47 idosos com atividade sexual, 30 possuíam parceria fixa, na maioria sorodiscordante. A percepção de risco de aquisição da infecção foi baixa e o teste diagnóstico mais fre9qüentemente realizado por solicitação médica sem aconselhamento prévio. O diagnóstico piorou o relacionamento com o parceiro. 19% relatou vivência de discriminação. Informaram fácil acesso ao serviço de saúde e aos insumos necessários ao cuidado, mas a comunicação com profissionais foi deficiente. Como dificuldades, apontaram limitações físicas, necessidade de acompanhamento/medicamentos, solidão e receio de discriminação. O reconhecimento desses aspectos pode ser útil no cuidado de idosos infectados e na atenção à saúde do idoso.

ABNT:

CASTRO, Mildred Pitman de; SEGURADO, Aluisio Augusto Cotrim. O viver com HIV/aids na perspectiva de pessoas idosas atendidas em ambulatório especializado da cidade de São Paulo 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5134/tde-11092007-140650/ >.