Dissertação (Mestrado)
O uso de isócronas nos Sistemas de Informações Geográficas destinado a otimizar o deslocamento das unidades móveis de atendimento de urgência no município de São Paulo
Autor(a):
Marsitch, Marco Aurélio Painelli
Orientador(a):
Raffo, Jorge Gustavo da Graça
Ano de publicação:
2011
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
sistema de informação geográfica; organização do tráfego
Resumo:
Em São Paulo, não são só os automóveis que enfrentam condições adversas de tráfego: as ambulâncias também. O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é a responsável pelo atendimento e assistência às vítimas de acidentes e/ou outras ocorrências que ocorrem em São Paulo, enquanto solicitadas e embarcadas em suas ambulâncias até a transferência a um hospital ou finalização de um chamado. Estas ambulâncias saem de unidades fixas espalhadas pelo município ou são solicitadas mesmo em movimento, caso não estejam em atendimento. Hoje, o SAMU se desloca a uma vítima através da identificação telefônica do chamado, que já é georreferenciada, buscando-se a ambulância disponível mais próxima, através de aparelhos GPS. Todavia, a proximidade não significa tempestividade: o caminho mais curto é necessariamente o mais rápido? Este estudo revelou que o trânsito se comporta diferentemente em três aspectos: horário, direção e via. Através das pesquisas da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo soube-se desta variabilidade do tráfego. Foi escolhida uma parte da cidade para este estudo: a regional Centro-oeste do SAMU, responsável pelos atendimentos nas subprefeituras da Sé, Pinheiros, Lapa e Butantã. Sob várias metodologias reconhecidas, compilaram-se dados através dos SIGs - Sistemas de Informações Geográficas, desejando-se comparar estes efeitos da circulação para com a menor distância, atualmente usada pelo SAMU. Os nós de conexão entre os logradouros serviram de referência geográfica de destino, enquanto as bases do SAMU, de origem. Através dos valores de deslocamentos nos logradouros geraram-se as isócronas, ou seja, isolinhas de eqüidistância temporal a partir das bases do SAMU. Concomitantemente às isócronas, foram também criadas isodistâncias, as isolinhas de igual deslocamento métrico a partir das mesmas bases do SAMU. Compararam-se as variáveis de tempo e distância através da correlação linear de Pearson, que mede a similaridade da variabilidade entre duas variáveis. Chegou-se a conclusão que o caminho mais curto não necessariamente é o mais rápido, e que as isócronas são mais efetivas na periferia, e não no centro. Algumas hipóteses sobre os resultados foram levantadas; homogeneidade do trânsito no centro (enquanto na periferia o trânsito é mais heterogêneo) e mais via monitoradas nas regiões centrais, enquanto nas periferias somente as radiais. Contudo, as aplicações das isócronas são uma boa alternativa para a simulação do deslocamento das ambulâncias como um todo.
ABNT:
MARSITCH, Marco Aurélio Painelli; RAFFO, Jorge Gustavo da Graça. O uso de isócronas nos Sistemas de Informações Geográficas destinado a otimizar o deslocamento das unidades móveis de atendimento de urgência no município de São Paulo. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.