Artigo de periódico
O segmento de mercado de baixa renda
Autor(a):
Gouvêa, Maria Aparecida;Alves, Marcelo Esteves;Mantovani, Daielly Melina Nassif
Autor(a) USP:
Gouvea, Maria Aparecida
Ano de publicação:
2013
Unidade USP:
Faculdade de Economia Administração e Contabilidade [FEA]
Assuntos:
segmentação de mercado; marketing estratégico; classe baixa
Palavras-chave do autor:
segmentação; mercado consumidor; população de baixa renda; marketing estratégico; domicílios brasileiros
Resumo:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterização do segmento de baixa renda e a sua segmentação em subgrupos mais homogêneos internamente e heterogêneos entre si. Foram focalizadas quatro regiões da Grande São Paulo (Montanhão, em São Bernardo do Campo, Serraria, em Diadema, Cidade Tiradentes e Capão Redondo, em São Paulo). Analisou-se uma amostra de 929 domicílios das classes econômicas C e D. Os perfis da amostra apresentaram diferenças nas quatro áreas pesquisadas. Realizou-se uma segmentação comportamental com enfoque em relevantes variáveis sobre gastos das famílias de baixa renda: alimentação, higiene e limpeza, habitação, e saúde. Estas informações poderão orientar as empresas empenhadas em ter acesso a subgrupos de interesse por meio de ofertas diferenciadas de produtos e serviços para estes segmentos.
ABNT:
GOUVÊA, Maria Aparecida; ALVES, Marcelo Esteves; MANTOVANI, Daielly Melina Nassif. O segmento de mercado de baixa renda. Revista Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 4-28, 2013. Disponível em: < http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/199/pdf_1 >.