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Baixa Renda

Autor(a):

Gouvêa, Maria Aparecida;Alves, Marcelo Esteves;Mantovani, Daielly Melina Nassif

Autor(a) USP:

Gouvea, Maria Aparecida

Ano de publicação:

2013

Unidade USP:

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade [FEA]

Assuntos:

segmentação de mercado; marketing estratégico; classe baixa

Palavras-chave do autor:

segmentação; mercado consumidor; população de baixa renda; marketing estratégico; domicílios brasileiros

Resumo:

Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterização do segmento de baixa renda e a sua segmentação em subgrupos mais homogêneos internamente e heterogêneos entre si. Foram focalizadas quatro regiões da Grande São Paulo (Montanhão, em São Bernardo do Campo, Serraria, em Diadema, Cidade Tiradentes e Capão Redondo, em São Paulo). Analisou-se uma amostra de 929 domicílios das classes econômicas C e D. Os perfis da amostra apresentaram diferenças nas quatro áreas pesquisadas. Realizou-se uma segmentação comportamental com enfoque em relevantes variáveis sobre gastos das famílias de baixa renda: alimentação, higiene e limpeza, habitação, e saúde. Estas informações poderão orientar as empresas empenhadas em ter acesso a subgrupos de interesse por meio de ofertas diferenciadas de produtos e serviços para estes segmentos.

ABNT:

GOUVÊA, Maria Aparecida; ALVES, Marcelo Esteves; MANTOVANI, Daielly Melina Nassif. O segmento de mercado de baixa renda. Revista Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 4-28, 2013. Disponível em: < http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/199/pdf_1 >.