Artigo de periódico
O rap, a revolução e a educação: do Bronx à Primavera Árabe
Autor(a):
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do
Ano de publicação:
2013
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
cultura popular; música popular (aspectos sociais)
Palavras-chave do autor:
rap; pedagogia crítica; resistência e indignação; transformação social
Resumo:
Este artigo propõe uma reflexão sobre o mundo globalizado, procurando delinear conexões entre a diáspora africana na modernidade e os movimentos de protesto que se espalharam por países e regiões periféricas, a partir de estudos sobre o movimento hip-hop e a formação da juventude moradora das periferias. Curiosamente, na sua maioria, estes movimentos fizeram-se acompanhar de músicas urbanas de protesto que eram embaladas nas ruas em meio às manifestações, com destaque para o estilo rap. A leitura de autores norte-americanos e brasileiros a propósito da formação das periferias das metrópoles, e de estudiosos de outras partes do mundo sobre o papel do movimento hip-hop na formação da juventude moradora das periferias, foi fundamental para a presente reflexão. Uma pesquisa realizada com jovens de uma região periférica da cidade de São Paulo, envolvendo a música e a composição de letras de rap, propiciou um novo olhar para uma educação voltada à diversidade.
ABNT:
AMARAL, Monica Guimaraes Teixeira do. O rap, a revolução e a educação: do Bronx à Primavera Árabe. Ide: psicanálise e cultura, São Paulo, v. 36, n. ja 2013, p. 145-159, 2013.