Dissertação (Mestrado)
O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência
Autor(a):
Checchia, Ana Karina Amorim
Orientador(a):
Souza, Marilene Proença Rebello de
Ano de publicação:
2006
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
psicologia escolar; adolescência; ensino fundamental; escolas
Palavras-chave do autor:
adolescência;ensino fundamental;escolas;psicologia escolar
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a versão de jovens alunos de classes populares sobre a experiência escolar na adolescência, com base em uma abordagem crítica em Psicologia Escolar. O procedimento da pesquisa envolveu a realização de seis encontros em grupo, inspirada na proposta de Grupos Focais, e entrevistas individuais com oito estudantes da oitava série do Ensino Fundamental de uma escola estadual em São Paulo, pertencentes a classes populares. Diante disso, atentou-se para o discurso dos jovens sobre: a) a condição de alunos adolescentes, b) a relação entre os participantes do processo educacional, c) a vivência do dia-a-dia escolar e d) a qualidade do ensino. Nesta pesquisa, os adolescentes enfatizam a necessidade de romper com a imagem pejorativa que lhes é socialmente atribuída e valorizam o debate sobre educação e política. Preocupam-se com a qualidade do ensino nas escolas públicas e ressaltam a relevância em se propiciar a comunicação entre os participantes do contexto escolar; apresentam como propostas para melhoria do quadro educacional o efetivo incentivo do Governo à Educação e o investimento na infra-estrutura das escolas e na formação de professores. Revelam uma experiência escolar predominantemente atravessada pela não-escuta, desrespeito e humilhação, em um contexto no qual se reproduzem estereótipos relativos à adolescência; e explicitam uma articulação entre rótulos vinculados à condição de adolescentes e à de alunos de classes populares. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão dos processos escolares, bem como indicar caminhos teórico-metodológicos que rompam com a hegemonia da naturalização da adolescência no campo da Psicologia, enfatizando-se a constituição social e histórica desses fenômenos.
ABNT:
CHECCHIA, Ana Karina Amorim; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/ >.