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Autor(a):

Mena, Thiago

Orientador(a):

Abdounur, Oscar Joao

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

escola pública; matemática; ensino; periferia; professores

Palavras-chave do autor:

educação matemática;ensaio;escola pública;periferia;professor de matemática;realidade;trama

Resumo:

Este trabalho tem por objeto a realidade da escola pública da periferia, sob a ótica do professor de matemática. Nele são desenvolvidos estudos teóricos preliminares à construção de uma leitura crítica sobre as tramas que constituem essa realidade, tendo como condicionante o fato de o pesquisador fazer parte dela. A metáfora da trama é utilizada para pensar a articulação dos inúmeros fatores que interagem na configuração dos processos e contextos analisados, servindo para aproximar as experiências particulares de sua totalidade social. Essa leitura se mostra importante para intensificar e orientar as predisposições para uma ação educativa transformadora. Sendo algo difícil de ser alcançado pelo professor em exercício, em face da agitada dinâmica da vida contemporânea, duas questões se impõem: (a) como essa barreira pode ser transposta? (b) como esse nível de criticidade pode ser alcançado? No percurso do trabalho, tenta-se responder essas questões mediante a reflexão sobre as próprias ações do pesquisador diante do desafio de construção dessa leitura crítica. Tal leitura consistiria numa forma de interpretação da realidade apurada mediante um processo filosófico-reflexivo de organização das percepções por meio das quais essa realidade é acessada. Isso pressuporia a aquisição de um capital teórico-filosófico que viabilizasse a ampliação das possibilidades dessa leitura. A necessidade desse capital teria apoio nas ideias de Norwood Hanson, para quem os conhecimentos apreendidos previamente é que dão suporte à observação. A organização dessas percepções, por sua vez, teria a finalidade de aclarar as incoerências, inconsistências e contradições que se formam historicamente nos meandros dessas tramas contribuindo para a submissão do ser humano a condições indesejáveis. Esse nível de esclarecimento também requereria certo capital sociológico, que neste caso foi constituído principalmente pelas teorias de Marx, Bourdieu e Adorno. Os estudos teóricos são aqui apresentados na forma de ensaios, sendo o primeiro dedicado às prévias à socialização no campo científico; o segundo, às abordagens teóricas no estudo da realidade; e o terceiro, às tramas da realidade da escola pública da periferia e do ensino de matemática nessas escolas.

ABNT:

MENA, Thiago; ABDOUNUR, Oscar João. O professor de matemática na trama da escola pública da periferia: estudos preliminares a uma leitura crítica. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102016-151757/ >.