ACESSAR O MATERIAL TAGS

Marginalidade Social

Autor(a):

Machado, Ana Lúcia;Helene, Lúcia Maria Frazão;Rolim, Marli Alves;Colvero, Luciana de Almeida

Autor(a) USP:

Machado, Ana Lucia;Helene, Lucia Maria Frazao;Rolim, Marli Alves;Colvero, Luciana de Almeida

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Assuntos:

enfermagem (educação); ensino; marginalidade social; enfermagem psiquiátrica; doenças transmissíveis

Palavras-chave do autor:

cuidados de enfermagem; educação em enfermagem; ensino -enfermagem psiquiátrica; doenças transmissíveis; condições sociais

Resumo:

Este artigo tem por objetivo apresentar os pressupostos básicos que orientam os conteúdos ministrados e o ensino teórico-prático das disciplinas Enfermagem Psiquiátrica e Enfermagem em Saúde Coletiva com enfoque nas Doenças Transmissíveis, disciplinas estas que compõem a área temática de Enfermagem na Saúde do Adulto II. Tais pressupostos estão respaldados pelo Projeto pedagógico da EEUSP, trama teórico-filosófica que sustenta o ensino de tais disciplinas. Estes conteúdos foram determinados levando-se em consideração a realidade das políticas públicas de saúde do Brasil e com o compromisso de formar sujeitos críticos e reflexivos. Assim sendo, na qualidade de docentes, trabalhamos com os alunos ajudando-os a compreender a evolução histórica das políticas públicas de saúde, a construção da realidade sócio-econômica e cultural atendida nos serviços de saúde, bem como ensinamos técnicas e teorias específicas de cada área em questão, instrumentalizando-os para intervir no processo saúde-doença dos indivíduos e suas famílias e comunidades, em uma dimensão complexa e nova de cuidar de sujeitos excluídos socialmente. Nossa intenção é trazer reflexões acerca do ensino de graduação em enfermagem, para que possamos contribuir para a formação de um profissional capaz de compreender o cuidado em suas diversas dimensões - técnica, social, ética e subjetiva.

ABNT:

MACHADO, Ana Lúcia; HELENE, Lúcia Maria Frazão; ROLIM, Marli Alves; COLVERO, Luciana de Almeida. O processo de cuidar de sujeitos excluídos socialmente na formação de graduandos de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 439-444, 2004.