Dissertação (Mestrado)
O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)
Autor(a):
Silva, Carolinne Mendes da
Orientador(a):
Cardoso, Mauricio
Ano de publicação:
2013
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
cinema; negros (representação); cinema novo; cultura popular
Palavras-chave do autor:
cinema brasileiro;cinema novo;cultura popular;negro
Resumo:
Esta dissertação visa discutir a representação do negro em dois filmes brasileiros: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). Objetiva-se compreender de que modo estas narrativas fílmicas definem o lugar dos personagens negros e conjugam certas relações sociais na estrutura dramática. Nos dois filmes, a presença de personagens negros no espaço urbano do Rio de Janeiro é elemento constitutivo da diegese e revela a disposição dos diretores em abordar o tema racial, num contexto de ampliação do debate sobre a cultura brasileira, especialmente, a cultura popular. Demonstramos que a problemática racial está presente nos filmes citados, ainda que não formulada em um discurso verbal. Assim, em cada um deles, a representação do negro se articula com uma representação do popular, de forma diferente. Em Rio, Zona Norte, a incorporação do negro já demonstra tensões em uma reflexão sobre o engajamento nacional popular. Em A Grande Cidade estas tensões são exacerbadas em uma reflexão sobre a crise daquele engajamento.
ABNT:
SILVA, Carolinne Mendes da; CARDOSO, Mauricio. O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30102013-112053/ >.