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Autor(a):

Silva, Carolinne Mendes da

Orientador(a):

Cardoso, Mauricio

Ano de publicação:

2013

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

cinema; negros (representação); cinema novo; cultura popular

Palavras-chave do autor:

cinema brasileiro;cinema novo;cultura popular;negro

Resumo:

Esta dissertação visa discutir a representação do negro em dois filmes brasileiros: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). Objetiva-se compreender de que modo estas narrativas fílmicas definem o lugar dos personagens negros e conjugam certas relações sociais na estrutura dramática. Nos dois filmes, a presença de personagens negros no espaço urbano do Rio de Janeiro é elemento constitutivo da diegese e revela a disposição dos diretores em abordar o tema racial, num contexto de ampliação do debate sobre a cultura brasileira, especialmente, a cultura popular. Demonstramos que a problemática racial está presente nos filmes citados, ainda que não formulada em um discurso verbal. Assim, em cada um deles, a representação do negro se articula com uma representação do popular, de forma diferente. Em Rio, Zona Norte, a incorporação do negro já demonstra tensões em uma reflexão sobre o engajamento nacional popular. Em A Grande Cidade estas tensões são exacerbadas em uma reflexão sobre a crise daquele engajamento.

ABNT:

SILVA, Carolinne Mendes da; CARDOSO, Mauricio. O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30102013-112053/ >.