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Autor(a):

Godoy, Ana Paula Pacheco

Orientador(a):

Mello, Jefferson Agostini

Ano de publicação:

2013

Unidade USP:

Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Assuntos:

cultura; movimento cultural; contracultura

Palavras-chave do autor:

armorial;cultura;Manguebeat;modernidade;modernismo;regionalismo;tradição;Tropicália

Resumo:

A preocupação com uma noção de cultura, que contribuísse para a definição de uma identidade cultural brasileira, norteou diversos estudos desde os anos 1920 no Brasil. A região nordestina, por contar com expressivas manifestações populares, é considerada, por diversos estudiosos como sendo o local de surgimento dessa cultura. Foi a partir dessa premissa que autores como Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, desenvolveram todo um ideário que buscasse preservar o que eles consideravam ser a essência dessa cultura. Dessa forma, boa parte da produção cultural da região passou a ser influenciada por essa noção que visava, na busca de elementos da cultura popular, a produção de uma cultura erudita. No final da década de 1980 e início dos anos 1990, a cidade de Recife ainda se encontrava com um quadro econômico e social instável, o que aliado a insatisfação com essa visão tradicionalista de cultura, acabaram por contribuir para o surgimento do movimento Manguebeat. Nesta sentido, este estudo se propõem a analisar a relação que se estabeleceu na cena cultural pernambucana na década de 1990 entre o movimento Manguebeat e o movimento Armorial, tomando como princípio que uma relação de oposição entre estabelecidos e outsiders pode ser encontrada ali naquele momento. A partir dos conceitos desenvolvidos por Norbert Elias em seu livro Os estabelecidos e os Outsiders e os conceitos de campo desenvolvidos por Bourdieu em diversas de suas obras, trataremos de averiguar de que forma o hibridismo do Manguebeat o posiciona naquela cena e como essa característica fornece elementos que o permitiu subverter a ordem estabelecida pelo movimento Armorial.

ABNT:

GODOY, Ana Paula Pacheco; MELLO, Jefferson Agostini. O Manguebeat entre o global e o local: a disputa na cena cultural pernambucana nos anos 1990. 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-29062015-111036/ >.