Dissertação (Mestrado)
O lugar que o ensino médio noturno da escola Fanny Manzoni Santos (Osasco) ocupa na vida de seus educandos
Autor(a):
Torquato, Maria Socorro Gonçalves
Orientador(a):
Miranda, Orlando Pinto de
Ano de publicação:
2002
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
ensino médio
Resumo:
Visando entender a contribuição da escola/ensino médio do período noturno da Escola Pública na vida do educando, realizamos uma pesquisa numa escola da periferia de Osasco, Grande São Paulo. Trabalhamos com uma amostra de quinze alunos, divididos em três grupos: os mais freqüentes, disciplinados, interessados no conteúdo programático. Os menos freqüentes, pouco interessados nos conteúdos programáticos, indisciplinados e os evadidos no ano anterior à pesquisa. Orientando-nos pela teoria da Experiência de François Dubet chegamos as seguintes conclusões: a escola representa, sobretudo, um importante espaço de sociabilidade, no qual os alunos que evadem o fazem, principalmente, porque não conseguem torná-la sociável. Os alunos que têm facilidade para se integrarem ao mundo escolar - sociabilidade e conteúdos programáticos - e que constroem projetos de vida ligados à escola tendem a construir experiências positivas, como por exemplo, sentirem-se capazes de lidar com a norma culta. Aqueles que demonstram dificuldades com os conteúdos e não possuem projetos de vida ligado à escola, em geral "arranham" a auto-estima, se sentindo aquém dos "bons alunos".
ABNT:
TORQUATO, Maria Socorro Gonçalves; MIRANDA, Orlando Pinto de. O lugar que o ensino médio noturno da escola Fanny Manzoni Santos (Osasco) ocupa na vida de seus educandos. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.