ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Área de concentração:

Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

Departamento:

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Docente(s) responsável(is):

Luis Guilherme Galeão da Silva, Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna, Zilda Marcia Gricoli Iokoi

Objetivos:

Compreender e construir redes sociais e culturais, a partir de uma imersão na região da Luz, do centro expandido e da Cidade de São Paulo como um todo, destacando a participação de projetos sociais, coletivos digitais, instituições culturais e educacionais, além de ONGs. Buscaremos investigar as condições para o diálogo com diferentes coletividades sociais, atingidas pela opressão nos seus territórios e construindo resistências em rede (digitais ou não) frente ao poder instituído. Faremos também a crítica ao conhecimento acadêmico quando este se alia a interesses social-opressores. Investigaremos os meios e obstáculos para a amplificação e registro das narrativas de oprimidos e oprimidas. Trabalharemos com as formas encontradas por grupos organizados para elaboração de experiências sociais de insurgência, resistência e criatividade. Bem como desenvolveremos material audiovisual de forma compartilhada com os interlocutores, buscando explicitar histórias de vida, movimentos culturais e sociais que se apresentam como uma saída à conquista de espaços sociais dignos de conceitos de reconhecimento recíproco e de cidadania.

Justificativa:

Consideramos necessária a ação partilhada sobre a criação de redes de coletivos e de comunidades que atuam como experiências sociais de insurgência, resistência e criatividade no espaço urbano. Será igualmente fundamental expandir o diálogo entre estas experiências locais de São Paulo para outros Estados brasileiros, ou mesmo, outros países. Para tanto, estratégias de tratamento digital do conteúdo a ser criado, serão fundamentais, assim como o exercício de propagação desses mesmos conteúdos na Internet.

Programa:

1. Redes sociais e culturais em diferentes temporalidades e territorialidades 2. Construção partilhada do conhecimento e pesquisa participante 3. Insurgências, resistências e criatividades no espaço urbano. 4. Dialogo em coletividades sociais, atingidas pela opressão nos seus territórios. 5. Construção de resistências em rede (digitais ou não) frente ao poder instituído 6. Meios e obstáculos para o registro de narrativas em redes 7. Conquista de reconhecimento e redistribuição de recursos sociais. 8. Cidadania em redes sociais e culturais.